01/12/2010

1 DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS

Uma batalha vencida contra o preconceito

{dezembro de 2004}

Tive contato com a aids quando meu irmão Sérgio pegou. Em dezembro de 1993, tivemos a primeira internação. Hospital 9 de Julho. Batem à porta. Entra uma mulher: “Desculpe, vim informá-los que não poderão ficar neste hospital porque o convênio não atende este tipo de doença.” Não acreditei na falta de tato. Meu irmão baqueou.
Liguei para a advogada e iniciamos uma discussão com a Golden Cross. Vinte e quatro horas depois, a Justiça nos concedeu liminar que garantiu o atendimento, até que ganhamos a causa em 1994. Meu irmão se expôs. Deu entrevistas. Mobilizei jornalistas. Viramos notícia. Em novembro de 1994, meu irmão morreu.
Quando a pessoa morre, fica um vazio imenso. Tenho tentado preencher com ações voltadas para a inclusão e cidadania. Fundei a Associação Parceiros de Vida e junto com o Sesc realizamos ações pelo interior com oficinas de sexo seguro. Colhemos mais de 20 mil assinaturas e enviamos ao Ministério da Justiça. Atualmente, com o fato de termos criado jurisprudência, é mais fácil um portador de aids ter seu atendimento garantido.
Com apoio da Usaid/DKT Brasil, fundei em 2003 a Agência de Notícias da Aids. Ela abastece as redações com sugestões de pautas e fontes. Hoje temos o apoio do Banco do Brasil. Como o HIV não escolhe vítima, não tenho preguiça para desenvolver projetos e ações que auxiliem a combater a ignorância, o preconceito e a desinformação. Convido a todos para conhecer nosso trabalho: www.agenciaaids.com.br

Roseli Tardelli é jornalista e presidente da Agência de Notícias da Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário